Turmas de Medicina

 

Organizador
Dr. Henrique Batista e Silva
TURMAS DE MEDICINA

Apresentação
Ministrei a disciplina Introdução à História da Medicina do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe desde o ano de 1993 por convite do Prof. Dr. José Leite Primo quando ele exercia a função de Presidente do Colegiado do Curso de Medicina.

Como integrante do grupo composto dos cardiologistas José Teles de Mendonça, Antônio Carlos Sobral Sousa e Roberto Paixão da disciplina de Cardiologia, sempre tive uma tendência para as disciplinas com conteúdo humanístico, como Psicologia, Psiquiatria, Psicossomática, Ética Médica, História e Bioética. Desde meus tempos de estudante de Medicina, incentivado por meu pai Abdias Batista e Silva, destinava uma parte especial dos meus estudos sobre as origens, as práticas e os vultos da Medicina.

A partir do momento que passei a ensinar aos alunos as histórias da Medicina, aprofundei minha convicção de que não se pratica a Medicina somente com a qualificação técnica, as habilidades para os procedimentos cirúrgicos e a tecnologia avançada à disposição dos profissionais médicos. O médico dos nossos dias não deve deixar perder pelos caminhos da sua formação e do seu exercício profissional os ensinamentos humanísticos que os médicos que nos antecederam praticavam com sucesso , sem as aquisições do moderno conhecimento científico.

Este trabalho é fruto da disciplina que nos ensina a evolução da Medicina.

Com o objetivo de interagir e, portanto, de motivar os alunos, sempre solicitava deles a elaboração de trabalhos sobre o tema, que eram apresentados no final do período letivo, sob a forma de trabalhos de grupos.

Esta seleção de fotos dos formandos do Curso de Medicina é um trabalho despretensioso, cujo objetivo é resgatar e agrupar as várias turmas, permitindo aos que olharem as fotos, relembrar seus tempos de lutas, de sacrifícios e de renúncias, mas também de se alegrar com as brincadeiras e as descontrações próprias dos tempos de estudantes.

O texto sobre as origens da nossa Escola de Medicina, como introdução, ressalta os principais personagens que a idealizaram e os primeiros acontecimentos marcantes da sua criação.

Aracaju, 27 de janeiro de 2004
Dr. Henrique Batista e Silva